Qual a participação dos pais na formação do caráter de seus filhos?

Colegio Boa Viagem Qual a participacao dos pais na formacao do carater de seus filhos
Uma das principais preocupações dos pais nos dias de hoje é a formação do caráter de seus filhos. Em mundo em que os comportamentos antiéticos e imorais são apresentados nos noticiários e vivenciados diariamente, formar cidadãos de bem e com valores sólidos é um dos grandes desafios dos pais atualmente.

A família exerce um papel importantíssimo na formação do caráter da criança, que começa a ser desenvolvido nos primeiros anos de vida, fase mais importante da aprendizagem para os humanos. É durante a primeira infância que o filho aprende sobre o que é certo e o que é errado, tem contato com valores morais e desenvolve suas crenças e princípios, passagens essenciais para a formação do caráter.
formação do caráter

Compreendendo o que é a formação do caráter

Como abordado anteriormente, é na infância que a criança aprende boa parte dos ensinamentos que a acompanhará por toda vida. É nesse momento que os hábitos são formados e, por sua vez, começa a ser constituído o caráter da criança.
O caráter é uma característica presente em todos os seres humanos e é construído por meio de hábitos e relações, sejam elas positivas ou negativas. O caráter está diretamente interligado ao modo de pensar, sentir ou reagir de uma criança ou adulto. Sendo assim, a formação do caráter acontece a partir da repetição de bons hábitos nas relações afetivas entre pai e filho, juntamente aos pensamentos e sentimentos que a criança carrega consigo.
A participação dos pais nesse processo é extremamente importante, pois são eles os primeiros agentes responsáveis pela socialização da criança. É incumbência da família apresentar para o filho os diferentes grupos sociais, dando a eles o suporte necessário para que possam compreender a dinâmica de comunicação e interação junto à sociedade.
Nesse processo, são repassados os valores que fazem parte dos princípios da civilidade e do respeito que regem as relações sociais. A partir daí, os filhos estabelecem suas próprias ideias e conceitos sobre o mundo, itens fundamentais no processo de formação do caráter.

Os pais são exemplos para os filhos, reveja suas atitudes!

O papel dos pais na formação do caráter dos filhos é ainda mais importante se pensarmos que as crianças têm na figura do pai e da mãe um exemplo a seguir. Se os pais mantêm hábitos e atitudes positivas, de respeito e compaixão com o próximo, seus filhos terão esse comportamento internalizado, sendo uma característica importante de seu caráter.

Esse poder de moldar o caráter dos filhos precisa ser encarado com seriedade pelos pais, pois do mesmo modo que os exemplos positivos são seguidos pelos filhos, atitudes negativas também influenciam na formação do caráter da criança. Antes de se deixar levar pelo nervosismo e estresse do dia a dia, pense que seu filho está observando e que, no futuro, ele pode repetir essa atitude até com mais intensidade.
A família tem um papel indispensável na formação integral da criança que, após alguns anos, conta com o apoio dos educadores no ambiente escolar, selando, assim, uma parceria para a educação do jovem.
Para continuar por dentro das dicas de educação de crianças e jovens, acompanhe o nosso blog!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: