Hábito de leitura: como a escola e os pais podem ajudar?

hábito de leitura
A leitura é uma atitude que faz bem para as pessoas de todas as idades. Quando ela é iniciada ainda na infância, ela contribui para o desenvolvimento cognitivo e social da criança, além de favorecer o desempenho escolar.
Para que isso seja possível é necessário construir o hábito de leitura. Se tudo for feito corretamente, trata-se de algo que o jovem levará pelo resto da vida, de modo a ajudá-lo em vários outros sentidos.
Nessa construção, tanto os pais quanto a escola desempenham papel importante. Por isso, veja a seguir qual é a ação de cada um nesse sentido!

Leia para o seu filho de maneira constante

Para começar a despertar o interesse da criança por essa atividade, ler para o seu filho é uma ação muito recomendada. Comece por livros simples e interessantes, que mesclam gravuras ao texto.
Diariamente, leia um pouco com a criança, perguntando o que ela acha da história ou o que ela pensa que vai acontecer em seguida. É fundamental ter consistência e fazer dessa atitude um hábito prazeroso.
Isso vai fazer com que a criança sinta uma vontade crescente de buscar outras histórias por conta própria, dando início ao hábito de leitura.

Crie uma rotina com livros dentro de casa

A criação de um hábito tem tudo a ver com o estabelecimento de uma rotina. É graças à previsibilidade que a ação se incorpora ao cotidiano, até que passe a fazer parte de uma busca orgânica.
Já que o objetivo é estimular o ato de ler em médio e longo prazo, crie uma rotina de leitura dentro de casa. Tenha o costume de presentear seu filho com novos livros, de modo que novas opções estejam sempre disponíveis.hábito de leitura
Também dá para criar uma espécie de clube do livro entre a família. Assim, a cada mês pais e filhos debatem sobre um título, despertando no outro a curiosidade para conhecê-lo. Eventualmente, a ação se tornará cada vez mais constante.

Dê o exemplo para criar o hábito de leitura

Isso tem tudo a ver com a oferta de exemplo para a criança ou jovem. Não adianta apenas dizer que ler é importante se você, como responsável, não age de modo a demonstrar isso.
Para consolidar esse interesse, mostre ao seu filho que você lê com frequência. Aumente, também, a exposição dele a diferentes livros, mesmo que ele comece folheando por mera curiosidade.
Somando isso ao costume de ver os responsáveis lendo, a criança tende a adquirir o mesmo hábito e, a partir daí, há o aumento de relevância dessa atividade.

Busque uma escola preocupada com essa questão

Porém, não é só dentro de casa que é possível criar o hábito de leitura. A escola também desempenha um papel importante e, por isso, é necessário buscar uma instituição cuja estrutura valorize essa parte.
Pesquise se a escola possui biblioteca, se incentiva o clube de livros, se estimula tal hábito dentro de sala e assim por diante. Fique de olho, também, se ela realiza ou leva os alunos a feiras e eventos literários.
Ao dialogar com a instituição nesse sentido, é possível criar um ambiente envolvente e que faz com que os filhos se tornem ávidos leitores.
Unindo ações no cotidiano dentro de casa e na escola, é possível estimular a criação de hábito de leitura em crianças e jovens. Como consequência, o interesse se fortalece e aumenta ao longo da vida, ajudando a formar alunos mais conscientes e interessados no que acontece ao seu redor.
O que tem feito para estimular que seu filho leia mais? Dê a sua opinião nos comentários e participe!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: