O futuro profissional do seu filho: como orientar?
Orientar o futuro profissional do seu filho é uma das ações mais importantes, conforme o encerramento da fase escolar se aproxima. De fato, o ideal é que essa seja uma questão trabalhada desde muito cedo por meio do pleno desenvolvimento de habilidades, mas com a chegada do vestibular, isso se intensifica.
Como responsável, é preciso garantir que o estudante tenha todas as ferramentas para seguir por uma carreira bem-sucedida e, principalmente, que gere motivação.
Para que isso seja possível, veja como orientar seu filho nesse sentido e saiba o que deve receber atenção especial.
Estimule a descoberta de talentos e de interesses diferenciados
Para garantir a tão desejada satisfação pessoal, a escolha da profissão deve ser baseada em talento e, principalmente, no interesse sobre determinado assunto. Por isso, é fundamental começar estimulando o jovem a explorar talentos e interesses diversificados.
A ideia é garantir que ele possa provar um pouco de tudo, indo dos esportes e da literatura até as atividades de tecnologia ou de saúde, por exemplo. Para isso, estimular a curiosidade é um fator relevante.
Quanto mais conhecimento houver sobre as várias possibilidades, mais informada e certeira a escolha é.
Estude o mercado de trabalho e o seu dinamismo
Ao mesmo tempo, é muito importante compreender que o mercado de trabalho mudou. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças que começam a escola hoje trabalharão em empregos que ainda não existem.
Com o desenvolvimento da tecnologia e as mudanças na sociedade, há muitas profissões que são criadas e, outras, excluídas.
Por isso, saiba que há muitas possibilidades diferentes das tradicionais. Esse entendimento favorece a compreensão caso o seu filho decida seguir por um caminho inesperado ou pouco comum.
Além disso, considere o dinamismo da atuação profissional. Hoje, dificilmente uma atuação de carreira é para sempre, então ter isso em mente ajuda ao pensar na segurança e estabilidade.
Conte com o apoio da escola em todo esse processo
É inegável a participação da escola para o futuro profissional do seu filho. Não apenas ela é formadora de conceitos e da base de conhecimento que será indispensável, mas ela ainda pode auxiliar nessa tomada de decisão.
Quando a instituição oferece o ensino de outras línguas, como o inglês, há maior preparação para qualquer que seja a decisão de carreira. Já as atividades extracurriculares garantem que os talentos e interesses possam ser explorados.
Por sua vez, o apoio psicológico é fundamental para que o jovem possa fazer um teste vocacional e ter a ajuda necessária para tomar a decisão.
Tenha cuidado com as expectativas sobre o futuro profissional do seu filho
Ao mesmo tempo em que a presença dos pais é importante, ela também possui grande influência na escolha em relação à carreira. Não há nenhum problema quanto a isso, desde que você foque-se em apoiá-lo — em vez de exercer pressão.
A questão é que muitos pais colocam muitas expectativas sobre a atuação profissional do filho, elevando a pressão em um momento tão delicado. Com isso, aumentam as chances de erro e de arrependimento mais à frente.
O melhor é demonstrar apoio e compreensão, dando os subsídios para que ele faça a melhor decisão.
Com esses passos, orientar o futuro profissional do seu filho é uma tarefa mais simples e, principalmente, eficiente. A escolha da profissão se torna menos dolorosa ou complicada e aumentam as chances de sucesso.
Aproveite os comentários e compartilhe suas dúvidas, impressões ou desafios sobre orientar o futuro profissional do seu filho.
Escrito por:
Ana Cintia Matos