O que levar em consideração na hora da escolha da escola do seu filho?

escolha da escola do seu filho
A  escolha da escola do seu filho é uma decisão importante e complexa. Isso porque são muitas variáveis que devem ser analisadas pelos pais antes da decisão final. Além dos aspectos já conhecidos, como metodologia e valores adotados pela instituição de ensino, os pais precisam verificar se a criança se adaptaria bem ao perfil do colégio. Mesmo que a escolha da escola do seu filho seja uma definição da família, é fundamental observar o conforto da criança em relação à estrutura e à proposta da instituição de ensino.
Para ajudar as famílias que estão passando por essa fase, listamos a seguir os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora da escolha da escola do seu filho. Confira!

Conheça os valores adotados pela escola

Cada família tem suas próprias crenças e valores que são transmitidos todos os dias para os filhos. Sendo assim, para que a criança cresça dentro desses ensinamentos, é fundamental que a escola onde ela irá estudar compartilhe de ideais semelhantes ao da família.
Essa sintonia entre o colégio e a família é muito importante. Por isso, durante o processo de escolha da escola do seu filho é interessante conversar abertamente com os gestores sobre os valores adotados pelo colégio.

Busque informações sobre a proposta pedagógica da instituição

Outro ponto importante que a família deve levar em consideração na escolha da escola do seu filho é a proposta pedagógica da instituição. Durante a visita ao colégio, os pais devem buscar informações com a equipe sobre os planos pedagógicos, verificando como eles são trabalhados na prática em sala de aula.
escolha da escola do seu filho
É importante esclarecer todas as dúvidas, desde o funcionamento das atividades educacionais até o desenvolvimento de habilidades e competências. Durante essa interação com os gestores, também é essencial perguntar como ocorre a comunicação entre a escola e a família, analisando se há uma abertura para a participação ativa dos pais.

Verifique a preparação do corpo docente durante a escolha da escola do seu filho

Após conhecer os valores e a proposta pedagógica da instituição de ensino, os pais devem considerar outro aspecto importante para a escolha da escola do seu filho: a preparação/formação do corpo docente.
É interessante avaliar a política de seleção, as exigências do colégio para a contratação dos educadores, a rotatividade da equipe e, principalmente, se há programas de formação continuada para os professores.

Considere também as necessidades e preferências da sua família

Vimos pontos fundamentais para a escolha da escola do seu filho. Porém, sabemos que cada família possui necessidades específicas, que também devem ser consideradas durante o processo de decisão, como:

Você conferiu no artigo de hoje os principais pontos que os pais devem levar em consideração na hora da escolha da escola do seu filho. Se você quer continuar por dentro desse assunto, veja também em nosso blog o post que traz 3 dicas para ajudar o seu filho que quer mudar de escola.

Escrito por:
Ana Cintia Matos