Por que é importante escolher uma escola que tenha a formação de valores morais e éticos alinhados aos da sua família?
Para garantir uma educação de qualidade para crianças e jovens é fundamental escolher uma boa escola, com estrutura adequada e também com profissionais capacitados para lecionar as diversas disciplinas.
Mais do que isso, entretanto, é preciso se atentar à necessidade de escolher uma escola que tenha uma formação de valores morais e éticos alinhados aos da sua família. Por isso, veja a seguir qual é a importância de fazer essa escolha.
Diminui atritos entre a família e os educadores
Quando a formação de valores morais e éticos da escola tem a ver com aquilo que a família acredita, ocorrem menos situações de discordância e atrito. Para entender essa questão, basta imaginar uma família siga uma determinada religião e que escolha uma escola com ensinamentos religiosos diferentes.
Quando isso acontece, os pais ou responsáveis podem entrar em atrito com os educadores devido à divergência de seus ensinamentos e ideias. Por outro lado, quando há um alinhamento de valores a família se vê representada por aquilo que é ensinado na escola.
Evita que a criança ou adolescente fique confuso
Por mais neutra que uma escola seja, ela sempre vai passar algum tipo de valor para seus alunos. Pode ser na forma como a escola trata seus colaboradores ou mesmo com suas regras, mas alguma coisa será transmitida à criança ou ao adolescente.
Se há uma divergência entre o que o jovem ouve e aprende em casa e o que ele vivencia na escola, pode haver uma confusão. Nesse caso, o jovem pode ficar confuso sobre o que acreditar e se não tiver um senso crítico apurado, pode tratar tudo como uma questão de certo ou errado.
Por outro lado, quando a formação dos valores da família e da escola é alinhada, o jovem possui uma experiência consistente dentro de casa e dentro da escola, o que fortalece valores.
A formação de valores morais e éticos contribui para a construção do caráter
O papel principal da formação de caráter do aluno é dos pais ou responsáveis e essa construção acontece principalmente dentro de casa. Apesar disso, a escola também colabora para moldar o caráter dos seus alunos.
Com isso, o ideal é que a formação de valores morais e éticos da escola e da família esteja alinhada para evitar desvios ou construções incompletas de caráter.
Imagine que em casa a criança aprende o valor de trabalhar em equipe. A escola, entretanto, possui uma formação voltada para a competição focada sempre na vitória. Embora nenhuma das abordagens esteja errada, a formação de caráter da criança sai prejudicada devido a esse conflito de valores.
Facilita o aprendizado de maneira colaborativa
Quando família e escola possuem uma formação de valores morais e éticos equivalente, não apenas elas discordam pouco, como também colaboram de maneira mais intensa. Os pais ou responsáveis se sentem muito mais à vontade para participar da escola e, com isso, acompanhar a educação dos jovens.
O resultado é benéfico para todos, mas principalmente para os alunos, que passam a ter um aprendizado construído de maneira colaborativa e integrada, o que favorece seus resultados.
Quando uma escola com formação de valores morais e éticos alinhados aos da sua família é escolhida, todo mundo tem a ganhar. O jovem consegue uma educação de mais qualidade e mais estruturada, enquanto os responsáveis e educadores passam a falar a mesma língua, gerando harmonia nessa relação tão importante.
Para você, quais são os valores mais importantes que uma escola pode possuir? Comente!
Escrito por:
Ana Cintia Matos