Pré-adolescência e adolescência: como identificar as mudanças de comportamento?
Nenhuma fase da vida é tão complexa e cheia de mudanças quanto a pré-adolescência e adolescência. Apesar de frequentemente incompreendida, essa fase tem todas as razões para ser tão difícil para quem vive e quem convive com ela: são muitas mudanças hormonais, novos desafios, responsabilidades e, principalmente, emoções à flor da pele em um organismo que ainda é muito jovem e imaturo para compreender o que está acontecendo com ele.
Pais, por muitas vezes, demoram a identificar que as mudanças de comportamento naturais dessa fase estão chegando. Por isso, para ajudá-lo a lidar com a pré-adolescência e adolescência, vamos dar algumas dicas de alguns sinais que podem ajudar a identificar essa fase.
Mudanças de humor repentinas
Seu filho na pré-adolescência e adolescência tem enfrentado mudanças de humor repentinas, que podem oscilar entre a euforia e a tristeza em questão de segundos? Esse é um sinal claro de que mudanças de comportamento vem logo em seguida e você precisa estar pronto para compreendê-las e, se necessário, controlá-las.
Por isso, observe o humor de seu filho e veja se consegue identificar esses ciclos bem marcantes de oscilações.
Maior dificuldade de estabelecer diálogo
Você sempre dialogou com facilidade com seu filho, certo? Mas é natural que na pré-adolescência e adolescência essa comunicação diminua significativamente, afinal, seu filho está crescendo.
O problema é que a dificuldade de dialogar sempre vem seguida de mudanças de comportamento que, apesar de naturais, nem sempre são esperadas pelos pais, o que pode gerar vários problemas de relacionamentos na família.
Por isso, se você percebe seu filho mais fechado e calado que o normal, saiba que essa etapa está chegando e você precisa pensar em como contorná-la.
Mais segredos no dia a dia
O diálogo pode até estar normalizado na sua casa, mas você sabia que pré-adolescência e adolescência faz com que seus filhos tenham mais segredos do que você imagina? Uma conversa no telefone que você não pode ouvir, um novo amigo que você não conhece ou até problemas na escola que ele não costuma relatar. Esses são apenas alguns dos muitos segredos que seus filhos vão guardar de você ao longo da vida.
Novamente, não existe nada de errado em seus filhos terem o desejo de ter uma vida mais privada, mas esse é um sinal de mudanças de comportamento que você terá que aprender a lidar na pré-adolescência e adolescência.
Agressividade em momentos de tensão
Todos nós, em algum momento de tensão e perigo na vida, podemos nos tornar mais agressivos por natureza. É praticamente um instinto de proteção. Seu filho que está na pré-adolescência e adolescência vai desenvolver esses instintos de maneira bastante aflorada — afinal, ele ainda não sabe como lidar com tanta novidade — e por isso você pode perceber que uma mudança de comportamento está chegando.
Se ele se torna mais nervoso ou agressivo quando você questiona alguma coisa que pode deixá-lo chateado ou tenso, é sinal de que ele já chegou nesse ponto.
Questionamento e rebeldia é uma característica da pré-adolescência e adolescência
Muitas perguntas, poucas respostas e muita, muita rebeldia. Essa talvez seja uma das características mais fortes da chegada da pré-adolescência e adolescência, e talvez uma das responsáveis pelas maiores mudanças de comportamento que você vai vivenciar no seu filho.
Não existe problema, inicialmente, com essa mudança do status quo, mas é preciso estar pronto para aprender a lidar e ajudar seus filhos a ultrapassar essa fase da vida, que pode ser tão difícil para eles quanto para você. Lembre-se disso!
Você identificou mudanças de comportamento nos seus filhos que chegaram a pré-adolescência e adolescência? Como fez para lidar com elas? Conte para a gente!
Escrito por:
Ana Cintia Matos