Qualidade na escola: 5 formas de descobrir se a escola é boa ou não

qualidade na escola
A hora de matricular uma criança ou adolescente em uma escola nova traz a importante escolha quanto à instituição. Acertar nesse momento significa que o estudante estará em um ambiente saudável, propício ao seu desenvolvimento e que possui todos os recursos necessários para atingir bons resultados.
Para tanto, é fundamental avaliar a qualidade na escola. Alguns indícios ajudam a descobrir se a opção sendo considerada é ou não a melhor disponível. Por isso, veja a seguir 5 formas de descobrir se a instituição é boa.

1. Conheça a metodologia de ensino utilizada pela instituição

A forma como uma escola ensina para seus alunos e o que é transmitido é determinante para a qualidade. Em primeiro lugar, é importante que os valores do colégio sejam alinhados com os da sua família. Não adianta ensinar sobre tolerância e respeito à diversidade em casa se a escola não valoriza isso.
Também é fundamental compreender se há o ensino de mais de uma língua, como o inglês, como são os métodos de avaliação e qual é o aprofundamento dado a cada disciplina. Assim, é possível ter uma boa visão de qual será o nível de aprendizado do estudante.

2. Verifique a estrutura para conhecer a qualidade na escola

A estrutura física é outro fator determinante para a análise de qualidade na escola. Ela determina o conforto e, mais do que isso, também pode estimular a conquista de um desempenho escolar melhor.
Uma instituição com salas com bom espaço, adequadas para a dimensão de cada turma e com bons recursos estimula o aprendizado.
Outros pontos incluem a existência de laboratórios, áreas externas e segurança, já que tudo isso tem influência na experiência.

3. Analise as atividades extracurriculares oferecidas

Para estimular habilidades que vão além dos conhecimentos cobrados em provas, é importante que a escola ofereça atividades extracurriculares.qualidade na escola
Aulas de esportes, de outras línguas ou voltadas para habilidades diversas estimulam o interesse e desenvolvimento dos alunos e também facilita a vida dos pais por causa dos horários.
Como a intenção é analisar a qualidade na escola, a oferta de atividades fora de sala de aula é um fator de influência. Uma escola integral, por exemplo, não é boa o bastante se não preencher o horário dos estudantes de maneira produtiva e construtiva.

4. Saiba quem são os profissionais do local

Estrutura, metodologia e atividades são importantes, mas tudo precisa ser executado por pessoas plenamente capacitadas ou, do contrário, nada terá os efeitos esperados. Por isso, procure saber quem são os profissionais do local.
Verifique se eles possuem formação altamente específica para as atividades que desempenham e qual é a experiência deles.
Quanto mais conhecimento técnico e prático tiverem, melhor tende a ser o ensino e, com isso, os resultados.

5. Busque a opinião e o desempenho de outros alunos

Por falar na performance, esse é outro fator que vai dizer o nível de qualidade de cada instituição. Se ela não aparece com aprovados nos principais vestibulares, por exemplo, significa que, provavelmente, não possui uma metodologia tão efetiva.
Por isso, não deixe de buscar a opinião de alunos e ex-alunos, especialmente do ponto de vista de seus responsáveis. Analise qual é o feedback sobre a escola, possíveis problemas comuns e como é o desempenho escolar, em geral.
Assim, você terá mais segurança para compreender, na prática, se a matrícula é ou não uma boa escolha.
Ao colocar em prática essas formas, você terá mais segurança para avaliar a qualidade na escola. Se o resultado for positivo, matricular a criança ou adolescente na instituição é uma vantajosa opção visando a seu desenvolvimento.
Conte nos comentários se você pretende utilizar algum outro critério e não deixe de participar do debate!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: