Saiba como identificar as principais dificuldades do seu filho nos primeiros anos de escola
O ingresso da criança na Educação Infantil representa um momento muito importante tanto para o pequeno aluno quanto para os pais. Esses são os primeiros passos do filho rumo a um caminho repleto de aprendizados e descobertas, que ajudarão a traçar a sua formação integral.
Mesmo diante de tamanha relevância, os pais costumam ficar apreensivos. Isso porque, muitas vezes, a criança apresenta uma certa resistência para ir ao colégio. Chorar, não querer se arrumar e ficar sempre agitado quando percebe que é hora de ir para a escola são apenas algumas das reações comuns nessa fase. Ficar longe dos pais em um ambiente com pessoas até então desconhecidas não é algo muito agradável para as crianças.
Para evitar que essa rejeição se estenda por muitos dias, é fundamental que os pais participem ativamente desse processo, ficando atentos para identificar as dificuldades do seu filho.
Na sequência, listamos algumas dicas de como os pais podem ajudar a criança a superar os obstáculos durante os primeiros anos na escola. Confira!
Converse com seu filho antes do início das aulas
Uma maneira interessante de identificar o início das dificuldades do seu filho em relação à escola é conversando com o pequeno antes mesmo do primeiro dia de aula. Essa é uma forma de preparar a criança para as mudanças na rotina que acontecerão após a entrada no colégio. Mas, para que o seu filho fique animado com a novidade, é interessante listar os pontos positivos dessa nova experiência, como as brincadeiras, os amigos e as descobertas diárias.
Dependendo da idade do seu filho, vale convidá-lo para preparar a mochila e organizar o uniforme. Falar um pouco da rotina que a criança encontrará no colégio também é uma boa alternativa, mostrando sempre para o filho que ele poderá se sentir seguro e que a experiência será muito divertida.
Participar do processo de adaptação é uma maneira de identificar as dificuldades do seu filho
Depois dos primeiros contatos com o ambiente escolar nas conversas em família, chega o dia da criança começar de fato as aulas. Geralmente, os primeiros dias seguem um planejamento diferente, pois a criança ainda não está totalmente segura. O período de aula é reduzido no início e, muitas vezes, os pais são convidados a ficarem um tempo no colégio junto com o pequeno.
Para identificar as dificuldades do seu filho, é fundamental que os pais participem desse processo de adaptação, que pode ser longo e complexo. Muitas crianças não se sentem seguras longe da família e a tentativa de aproximação dos educadores só as deixam ainda mais nervosas.
Ao perceber que esse comportamento não melhora com o passar do tempo, impedindo que a criança siga a sua trajetória na escola, é fundamental que os pais busquem uma ajuda especializada, como a oferecida pelos psicopedagogos, que acompanharão esse processo de adaptação.
Fique de olho no aprendizado
Durante os primeiros anos de escola, é importante que os pais acompanhem de perto a rotina escolar das crianças. Essa aproximação ajudará a identificar as dificuldades do seu filho em relação ao aprendizado.
Com uma participação ativa, os pais conseguem perceber sinais que podem indicar para problemas de aprendizagem. Algumas situações que apontam essa dificuldade são:
- Seu filho não consegue realizar a lição de casa sozinho;
- Sempre deixa as tarefas escolares para a última hora;
- Reclama constantemente de ter que ir ao colégio;
- Apresenta um desempenho abaixo da média;
- Anda triste e com baixa autoestima.
Ao identificar essas dificuldades do seu filho, os pais devem conversar com a escola para constatar se todos esses sinais representam um problema de aprendizagem. Juntos, colégio e família conseguirão ajudar a criança a superar esses obstáculos nos primeiros anos de escola.
Apresentamos no artigo de hoje formas de identificar as principais dificuldades do seu filho nos primeiros anos de escola. Se você quer continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação, confira também em nosso blog o post que mostra 4 formas de fazer o seu filho parar com as brigas na escola.
Escrito por:
Ana Cintia Matos