Seu filho não gosta de ler? 4 gêneros de livros para apresentar para ele

filho não gosta de ler
Mesmo após a fase de alfabetização, há crianças que não apresentam muito interesse pelos livros. Se o seu filho não gosta de ler, saiba que é importante pensar em estratégias para incentivá-lo a encarar a leitura com bons olhos, pois ela estará presente em toda a sua vida acadêmica, sendo fundamental para a formação integral do estudante.
Pode parecer difícil incentivar se o seu filho não gosta de ler, porém, é possível os pais mudarem essa percepção da criança, que muitas vezes associa a leitura com uma obrigação chata e cansativa. Para ajudá-los nessa missão, separamos 4 gêneros de livros que fazem bastante sucesso com os pequenos para você apresentar o quanto antes para o seu filho. Confira!

1. Fábula

Dentro do gênero narrativa, os pais podem apresentar ao filho que não gosta de ler títulos que seguem o mundo mágico das fábulas. Esse tipo de texto costuma despertar muito o interesse das crianças, pois não tem nenhuma semelhança com a realidade, o que aguça a imaginação dos pequenos.
Nas fábulas, os personagens protagonistas das histórias não costumam ser seres humanos, mas sim animais ou objetos. O mais interessante desse tipo de narrativa é que ela tem como finalidade transmitir para o leitor alguma lição de moral.

2. Filho não gosta de ler: os contos podem ajudar a mudar esse cenário

Ainda seguindo a questão da imaginação, um outro gênero que a família pode usar para fazer com que o filho não gosta de ler passe a se interessar pelos livros é o conto. Por meio da ficção, os leitores são levados a um mundo repleto de fantasias, que permite sentir-se parte da história.filho não gosta de ler
Como acontece com grande parte dos textos de ficção, os contos apresentam um narrador, personagens, ponto de vista e enredo, tendo apenas um clímax — ponto alto da história. Por serem mais curtos, os contos podem ser lidos pelos pais antes do filho dormir ou mesmo durante o fim de semana.

3. Poesia

Outra forma de despertar o interesse caso o seu filho não gosta de ler é trazendo a poesia  para o seu dia a dia. Esse gênero é encantador, pois traz um jogo com as palavras, a sonoridade e as formas lúdicas, que aproximam a literatura do universo das crianças.
Sem falar que livros de poesia infantil prezam bastante pela ilustração, fazendo com que os pequenos não encarem a leitura como algo cansativo, mas, sim, como uma diversão repleta de descobertas.

4. Crônicas

Por fim, vamos apresentar mais um gênero textual que as crianças adoram e que pode fazer o seu filho se interessar por esse hábito: a crônica. Por serem pequenas histórias narradas por uma pessoa ou um personagem, o seu filho pode achar legal, pois não se trata de um livro com muitas páginas. Além disso, as crônicas contam fatos do cotidiano, quase sempre utilizando o humor, o que ajuda a aproximar a leitura da realidade da criança.
Mostramos no artigo de hoje 4 gêneros de livros que você pode apresentar caso o seu filho não gosta de ler. Para continuar por dentro das dicas relacionadas à educação de crianças e jovens, veja em nosso blog o post que traz 5 maneiras efetivas de ajudar o filho com a lição de casa.
 

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: