Socorro! Meu filho tem medo de dormir sozinho

Colégio Boa Viagem Socorro Meu filho tem medo de dormir sozinho
Para alguns pais, é sempre uma felicidade ter os filhos dormindo com eles, mas essa rotina pode ser perigosa a medida que a criança cresce. É preciso que ela aprenda a passar a noite na própria cama, mas isso sempre vem atrelado à desculpa do medo de dormir sozinho, principalmente se for filho único, que não divide quarto com mais ninguém.
Há maneiras de mudar isso e vamos conversar sobre o assunto. Neste post você encontrará algumas dicas e maneiras de mudar essa situação sem que a relação de vocês seja afetada. Com o tempo, perceberá que o medo de dormir sozinho do seu filho desapareceu naturalmente. Confira.

Mostre e aplique limites para a criança

Impor limites não é o mesmo de impor regras de forma abrupta. Há como ensinar limites para o seu filho aplicando didáticas simples no dia a dia e já desde os primeiros anos de vida. Quando o assunto é o medo de dormir sozinho, é preciso explicar que aquela cama não é a dele.
Uma forma bem eficiente de praticar esse “desapego” desde cedo é deixar uma cama para o bebê no quarto dos pais. Com a criança aprendendo primeiro a dormir sozinha, ela entenderá melhor, à medida que o tempo passa, que precisa dormir no seu próprio quarto.
medo de dormir sozinho

Converse com seu filho sobre

Tranquilize-o e ensine-o a compreender os próprios medos, inclusive o medo de dormir sozinho. Aplicar vídeos, filmes e algumas atividades que mostre para ele que se trata de um obstáculo superável ajuda bastante. Em casos mais extremos será necessário buscar a ajuda de um profissional, mas na maioria das situações, uma boa e compreensiva conversa resolve a situação.
Tudo depende da forma como você trabalha o psicológico do seu filho. Dá para desenvolver o equilíbrio emocional já na primeira infância e quanto mais cedo esse lado for trabalhado, melhores serão os resultados.

Reverta o medo de dormir sozinho em força

Geralmente, a criança dirá que tem medo de monstros, extraterrestres e seres inimagináveis que “vivem” no quarto dela. Desde o lançamento do filme Monstros S.A. ficou muito mais fácil combater e reverter o medo dos pequenos. Você pode, ainda, transformar esses temores em uma “super força”
Um “pulverizador antimonstro” ou uma “capa protetora” com certeza deixará seu filho dormir mais seguro e sem medo. Outra dica eficiente é permitir que os animais de estimação da família durmam no quarto dos seus filhos. Eles passam essa segurança e dão mais força para os pequenos.

Deixe a luz acesa

A chamada “luz de presença” ajuda a transformar o medo de dormir sozinho do seu filho. Essa luz pode ser originária de um abajur, uma luz baixa ou outro foco iluminado de dentro ou de fora do quarto da criança. Deixar a porta aberta também ajuda bastante nesse processo. Você perceberá que, com o passar do tempo, seu filho desligará a luz naturalmente, sem nenhum tipo de medo.
Tudo depende da forma como você trabalha o medo de dormir sozinho do seu filho. Com as dicas acima e um relacionamento mais sincero e forte, você com certeza mudará essa situação mais rapidamente. Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: