Tarefa de casa: por que é tão importante ajudar o seu filho a fazer?
Quase toda criança apresenta certa resistência na realização da tarefa de casa. Esse é um dos motivos pelos quais a presença dos pais é fundamental nesse momento.
Contudo, não para forçá-los a fazer algo que não querem; e sim para mostrar a eles que aquela atividade poderá ser prazerosa e interessante. Ajudar seu filho neste momento deve se tornar um hábito, até mesmo quando ele estiver mais independente.
E, para entender os motivos para fazer isso e reconhecer de vez a importância da sua ajuda, leia este artigo agora mesmo! Pode ter certeza de que ele apreciará, e muito, o seu interesse.
Estimula a organização
Esta é uma excelente oportunidade para que você incentive seu filho a ser mais organizado. Ele precisará colocar ordem nas lições pedidas, de acordo com a sua prioridade e com a data de entrega, bem como determinar os materiais que serão usados em sua realização.
Depois, ele terá que guardar tudo e arrumar a mochila para o dia seguinte. Acompanhe esse processo, fornecendo as orientações necessárias. Mas deixe que ele assuma a atividade por conta própria.
Estabelece uma rotina
Estudar todos os dias com o seu filho para fazer a tarefa de casa é uma boa maneira de mostrar a ele a importância de se ter uma rotina. Entender que aquele compromisso diário trará bons resultados é um estímulo a mais para que ele se entusiasme e se dedique.
Aproveite o momento para motivá-lo e parabenizá-lo pelo esforço. É importante que ele não se sinta obrigado a fazer aquilo, e que reconheça que é uma atividade necessária como tantas outras. O que seria uma atividade maçante, pode se transformar em um período agradável.
Aproxima pais e filhos
Em uma rotina tão agitada e cheia, em que muitos pais acabam não participando muito da vida escolar dos filhos, estar presente durante uma tarefa é uma forma não só de mostrar apoio à criança e ajudá-la a lidar melhor com alguma frustração, mas também de se inteirar acerca do que acontece no cotidiano dela.
Porém, cuidado! Não se empolgue demais com a realização dos deveres: seu filho não deve receber as respostas prontas, apenas ajuda na construção das linhas de raciocínio. Inclusive, esteja atento às dificuldades que ele apresentar para que providências sejam tomadas, antes que eventuais notas baixas apareçam.
Dicas para o momento da tarefa de casa
Não deixe que seu filho realize a tarefa de qualquer jeito. Determine um espaço confortável e tranquilo para que ele se concentre e também se sinta à vontade para se dedicar ao momento.
Estabeleça um horário para que ele possa realizar as tarefas com atenção única e exclusiva. É uma forma de impor limites e fazer com que ele se acostume ao acontecimento.
Também é importante não ficar ao lado dele o tempo todo. Saia do cômodo durante algum tempo e, quando a tarefa de casa for mais simples, nem mesmo esteja presente. Assim, ele pode aprender sua própria maneira de administrar os estudos e compreender suas facilidades e dificuldades sozinho.
Quando a atividade estiver finalizada, verifique se todas as questões foram respondidas e se os trabalhos estão caprichados e bem feitos. Caso não estejam, converse com seu filho e explique que um trabalho realizado com zelo é fundamental para que seus professores reconheçam a dedicação que teve, uma vez que não estiveram presentes durante o cumprimento da tarefa.
E você, o que acha de acompanhar seu filho enquanto ele faz a tarefa de casa? Já existe esse hábito em sua casa? Deixe um comentário abaixo e conte as experiências de vocês!
Escrito por:
Ana Cintia Matos