Falta tempo para o filho? Descubra como equilibrar sua rotina!
A rotina de uma mãe nos dias de hoje é, geralmente, bem atribulada. O perfil vem mudando com o passar dos anos e é comum você encontrar mulheres que mantém uma rotina voltada para a multifuncionalidade: acordar, levar os filhos para escola, ir para o trabalho, cuidar da aparência, da saúde e ainda manter a casa sempre em ordem. Então vem aquele desafio pela falta de tempo para o filho.
Vez ou outra você o vê reclamando? Sente que ele cobra mais atenção e carinho? Então veja como mudar pequenas ações e equilibrar a sua rotina.
Ser mãe não é um emprego
Você não deve pensar que ser mãe é uma obrigação do seu dia como o trabalho, por exemplo. Se você trata a sua relação com seus filhos dessa forma, poderá causar uma sensação de desconforto neles. Nesse caso, mesmo com tempo para o filho você não conseguirá melhorar a sua relação com ele.
Acredite que seu filho gosta de cuidado e atenção mesmo que não seja por muito tempo. Invista mais na qualidade do carinho do que na quantidade. Mesmo que uma hora por dia seja o que você tem de tempo para o filho, faça essa hora valer a pena. Ele com certeza entenderá.
Tenha sempre pessoas de confiança para ajudar a cuidar dos filhos
A ajuda é fundamental para toda mãe que possui uma rotina mais corrida, mas não quer deixar de ter tempo para o filho. É preciso ter um suporte de confiança que compartilhe com você as maiores necessidades da sua criança. Uma boa forma de fazer isso, são escolas que funcionam em período integral e possuem uma metodologia que contribua para além da educação fundamental do seu pequeno. Aquela instituição que o auxilie também no desenvolvimento social e na afetividade.
Ao final do dia, procure conversar com o seu filho para saber como foi o dia dele e criar uma rotina de troca. Com isso, a criança vai sentir que você está dando atenção para ela. Além disso, dessa maneira, você pode saber como o seu filho está sendo cuidado.
Procure saber exatamente o que ele comeu, do que brincou, quais foram os melhores e piores momentos do dia do seu filho. Assim você percebe que pode manter uma relação com a criança de forma mais natural e sem que ele sinta tanto a sua ausência.
Organize sua rotina e encontre mais tempo para o filho
Muitas vezes, a falta de tempo para o filho vem justamente de uma rotina sem organização. Tente otimizar o máximo o seu dia, de forma que você consiga chegar em casa menos cansada, mais cedo e possa continuar com os cuidados e atenção.
Já tentou trocar a rotina da academia? Você pode deixar de malhar todos os dias, por exemplo, e separar alguns dias para fazer atividades ao ar livre com seu filho. Aquela consulta de rotina você também pode marcar em um horário de atividade do seu filho. Se observar suas atividades, com certeza dá para melhorar mais.
O diálogo sempre é o melhor investimento
Converse com a criança e explique a sua rotina. Quando o seu filho entende o que você faz, ele aceita melhor as suas ausências necessárias.
Conversar e conhecer, sempre serão as melhores saídas para quem não tem tanto tempo para o filho. Se você se identificou com tudo o que citamos em todo esse post, então chegou o momento de mudar! E mudar sempre pede mais disciplina e educação na rotina, concorda? Aplique cada uma das dicas deste post! Aos poucos você também encontrará suas próprias maneiras de eliminar a ausência na rotina da criança.
Você sente que não tem tanto tempo para o filho? Gostou das dicas ou deseja saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário e compartilhe conosco sua opinião! Aproveite e também confira aqui no blog, diversos posts que ajudarão no desenvolvimento do seu filho!
Escrito por:
Ana Cintia Matos