3 maneiras de trabalhar limites utilizando jogos e brincadeiras
Toda criança gosta de brincar. A brincadeira faz vencer limites e dá um certo poder para os pequenos, que muitos adultos, às vezes não entendem como. É a partir da brincadeira que se pode estimular a criança nos estudos, na atividade física e também na educação.
Jogos vêm sendo utilizados como metodologia de ensino nas escolas por muitos anos para trabalhar limites infantis e você também pode fazer isso na sua rotina, em casa.
Uma brincadeira despretensiosa pode dizer muito para o seu filho e também para você. O que acha de a partir de agora inserir essas atividades no relacionamento de vocês? Veja três maneiras de fazer essa inserção de forma natural e bem agradável.
Jogo de combinação com as regrinhas da criança
Os pais devem ensinar, desde cedo, a criança sobre algumas regrinhas essenciais de educação e convivência. Isso é absorvido muito mais facilmente através da associação. Para trabalhar limites nesse caso, você pode comprar dois quadros ou fazer dois painéis em casa mesmo.
Um quadro será para o que pode fazer e o outro para o que não pode fazer. Em pequenas figuras com desenhos coloridos, que podem ser impressos em casa mesmo, incentive o seu filho a associá-las ao quadro correto. Por exemplo, “Tomar banho todos os dias”, “Escovar os dentes”, “Ajudar o irmão”, “Não brigar na escola”, entre outras atividades. O responsável deve personalizar o quadro com as ações de maior dificuldade para a criança compreender no dia-a-dia.
Use a música como aliado para trabalhar limites da criança
A música envolve todos nós. Principalmente nos primeiros anos, a sua criança ainda vive em uma atmosfera lúdica e usar canções para trabalhar limites nessa fase funciona muito bem. Existem muitos projetos de músicas para crianças, tanto os mais recentes como aqueles que você provavelmente também aprendeu na escola e com seus pais.
Entre os mais populares que podemos citar estão:
- Galinha Pintadinha;
- Xuxa só para Baixinhos (todos os cds);
- Grupo Adoleta;
- Celelê e amigos.
A maioria dessas canções estimula também movimentos e a dança. É uma boa oportunidade de você também estreitar os lanços com seu filho, ensinando-o e fazendo a coreografia com ele.
Brincadeira “O Rei Mandou” de forma inversa
A brincadeira “O Rei Mandou”, é um dos métodos de trabalhar limites mais eficientes e que funciona de diversas maneiras. Dessa vez, deixe o seu filho ocupar o trono e seja você quem cumpre as ordens. Mostre-o como determinadas ações podem ser engraçadas, mas causam constrangimento, dor e até tristeza na outra pessoa. Explique que isso faz perder a graça e o sentido, já que devemos respeitar todos e tratar as pessoas sempre como iguais.
Mesmo aplicando todas as brincadeiras acima, nunca esqueça que o mais importante para trabalhar limites é o exemplo. A criança aprende com exemplos e a maior referência dos seus filhos é você. Portanto, além de ensinar com jogos e atividades, mostre para ele que você também faz o que é correto.
Gostou? Compartilhe suas experiências com a gente! No nosso blog você ainda encontra outras atividades e brincadeiras para diversos momentos, já conferiu? Vai lá!
Escrito por:
Ana Cintia Matos