4 vantagens de seu filho estudar em uma escola bilíngue
A disciplina de língua inglesa é uma das mais importantes da grade de qualquer escola particular – e até mesmo algumas públicas – espalhadas pelas grandes cidades do país. Esse aprendizado permite que o aluno consiga se comunicar e até mesmo compreender expressões nessa língua que é considerada a oficial para as relações internacionais em todo o mundo.
Graças a essa demanda cada vez maior em ser capaz de falar mais de uma língua, é que muitas escolas tem optado por desenvolver no Brasil o sistema de estudo bilíngue, onde os alunos são capacitados para usar duas línguas diferentes em suas disciplinas, como também em sua vida pessoal. E são muitas as vantagens que seu filho pode obter ao ser matriculado em uma escola bilíngue. Nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre esse assunto. Confira!
Maior contato com a língua estrangeira
Não é segredo para ninguém que um dos grandes benefícios de matricular seu filho em uma escola bilíngue é permitir que ele tenha maior contato com a língua estrangeira. Como vivemos em um mundo cada vez mais conectado e globalizado é natural que a capacidade de se comunicar com pessoas de nacionalidades diferentes e de vivenciar experiências diferentes em outros países seja demandado, futuramente, de seu filho.
Prepará-lo, desde o período de escola, para esses desafios é essencial para que ele obtenha sucesso na vida pessoal e profissional e, para isso, o contato, desde novo, com a língua estrangeira é uma boa estratégia.
Melhor capacidade de raciocínio e memorização
O estudo de uma segunda língua pode oferecer diversos benefícios para a capacidade de aprendizado de seu filho. Como esse tipo de exercício demanda do cérebro a utilização de uma região nem sempre ativada quando nos comunicamos na nossa língua natal e realizamos nossas atividades tradicionais, os alunos de cursos de línguas desenvolvem também maior capacidade de raciocinar de maneira diferente e, é claro de memorizar.
Em uma escola bilíngue, como o contato com a segunda língua será frequente, este treino para o cérebro poderá ser extremamente benéfico para os resultados do seu filho em outras áreas de sua vida acadêmica e, até mesmo, pessoal.
Mais facilidade para aprender o português e outras línguas
Especialistas em línguas e letras afirmam que, uma vez que aprendemos uma segunda língua, temos maior facilidade para compreender uma terceira língua e, até mesmo, a nossa língua natal. Isso acontece por que o nosso cérebro parece perceber atalhos que facilitam a compreensão da estrutura da língua, tornando mais fácil assimilar a construção de frases e a conjugação de verbos, por exemplo.
Uma escola bilíngue, portanto, pode também ajuda seu filho a melhorar a comunicação em sua própria língua natal e a estudar um possível terceiro idioma.
A escola bilíngue também oferece mais saúde para o cérebro
Pergunte a qualquer médico – em especial os neurologistas – a importância do estudo de línguas para a saúde do cérebro. Lhe garantimos que ele vai afirmar que o estudo de idiomas vai, entre outras coisas, ajudar seu filho a exercitar melhor outras áreas do cérebro, minimizando o risco de desenvolvimento de doenças degenerativas na região, como por exemplo, o Alzheimer.
Por esse motivo, aumentar a qualidade de vida e a saúde do seu filho, também é uma excelente razão para matriculá-lo em uma escola bilíngue.
Existem vários outros benefícios relacionados com a experiência que seu filho poderá viver em uma escola bilíngue, que variam tanto na melhora da sua desenvoltura ao se relacionar com outras pessoas, como até conseguir melhores oportunidades de trabalho no futuro. Você ainda tem dúvidas que essa é uma boa escolha para se tomar com relação a educação dele? Entre em contato e compartilhe conosco suas dúvidas e opiniões sobre o assunto!
Escrito por:
Ana Cintia Matos