Como acompanhar o desenvolvimento escolar dos seus filhos?

acompanhar o desenvolvimento escolar
Nos dias de hoje, as famílias vivem uma correria diária. Conciliar trabalho, estudo, casa, família e amigos não é uma tarefa simples. Para dar conta de tudo e ainda ter um tempo para relaxar, é fundamental que os pais tenham uma agenda bem organizada, incluindo um tempo para acompanhar o desenvolvimento escolar dos seus filhos de perto.
Se você acha difícil incluir essa importante tarefa em sua rotina, saiba que é possível, sim, ter uma presença mais ativa na vida escolar das crianças e dos jovens. Para te ajudar a entender como isso é possível, fizemos uma lista com as dicas de como acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos, os auxiliando na formação integral.

Mantenha uma relação próxima com a escola

A primeira dica de como acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos é bastante simples e não irá atrapalhar a rotina dos pais. Manter uma relação próxima com a escola, isto é, com os professores e coordenadores da instituição, é essencial para que a família saiba como anda o desempenho e o comportamento do filho. Além disso, essa é uma maneira de se manter informado sobre as reuniões e eventos abertos à família.
Pensando em tornar essa relação mais prática para os pais, muitas instituições de ensino investem em circulares online e até em aplicativos móveis para que os pais recebam as informações referentes a vida escolar dos filhos em seus smartphones e tablets.
acompanhar o desenvolvimento escolar

Esteja presente durante as atividades realizadas em casa

Como mencionado no início, a rotina das famílias atualmente é bastante corrida. Mas, é possível, sim, separar uns 20 ou 30 minutos para acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos. Uma excelente forma de fazer isso é estando ao lado da criança ou do jovem durante a realização da lição de casa ou de trabalhos acadêmicos.
Mas é importante ressaltar que esse acompanhamento não tem nada a ver com a realização da lição para o seu filho, pelo contrário, o papel dos pais é o de trocar ideias com o filho e guiá-lo para encontrar de maneira autônoma as respostas para as tarefas.

Apresentar diferentes formas de aprendizado ajuda os pais a acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos

A participação ativa dos pais é um dos principais impulsionadores para que os filhos se esforcem e alcancem resultados melhores no colégio. Por isso, uma das maneiras de acompanhar o desenvolvimento escolar dos seus filhos é apresentando a eles diferentes formas de aprendizado.
Por exemplo, é comum a criança optar pelos livros didáticos ou pelas pesquisas na internet sempre que precisam esclarecer uma dúvida ou descobrir mais informações sobre determinado assunto. Para diversificar essa estrutura de aprendizado, ampliando os horizontes das crianças, a dica é levá-las para passeios e atividades in loco nas quais os conteúdos trabalhados na escola sejam vivenciados pelos pequenos. Além de promover um aprendizado mais significativo, essas ações ajudam a desenvolver a criatividade e o perfil investigativo dos estudantes.
Apresentamos no artigo de hoje dicas de como acompanhar o desenvolvimento escolar dos seus filhos. Para continuar por dentro dos assuntos ligados à educação, indicamos a leitura do post que mostra 6 habilidades desenvolvidas pelas crianças durante as excursões pedagógicas.
 

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: