Pular para o conteúdo
Formato do vestibular seriado exige preparação dos estudantes

Formato do vestibular seriado exige preparação dos estudantes

Universidade de Pernambuco destina 50% das suas vagas para candidatos que prestam o Sistema Seriado de Avaliação – SSA

Realizado em três anos consecutivos, o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) é uma das portas de entrada para a Universidade de Pernambuco (UPE). Diferente dos vestibulares tradicionais e do ENEM, o processo seletivo conta com provas anuais iniciadas no 1º ano do Ensino Médio e finalizadas no 3º ano, quando o aluno recebe a sua nota final e só então precisa decidir para qual curso deseja aplicar. No entanto, não é só o seu formato diferenciado que exige atenção. O estudante que tem como objetivo entrar na UPE precisa conhecer, também, suas outras peculiaridades.

 “Os alunos que se submetem ao SSA são avaliados no que concerne os conhecimentos relativos às disciplinas trabalhadas no seu nível de escolaridade. Ou seja, o conteúdo aplicado nas provas do 1º ano é aquele disposto na matriz curricular desta série. É um formato interessante pois possibilita que o estudante mensure seu desempenho a cada fase e ajuste seu plano de estudos de acordo com seus pontos fortes e fracos”, explica Jaime Cavalcanti, doutorando em Educação Tecnológica e Coordenador de Tecnologia Educacional do Colégio CBV.

 

Segundo Jaime, assim como qualquer outro vestibular local, o SSA também tem uma abordagem diferente daquela encontrada tradicionalmente no ENEM, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. “São avaliações com focos e currículos distintos. O SSA tem uma abordagem mais tradicional, com questões mais diretas e que não trazem tanto da multidisciplinaridade que é a marca registrada das provas do ENEM. As redações também têm exigências e parâmetros de correção que diferem entre si”, completa.

 

Diante de todas essas peculiaridades, o Colégio CBV percebeu a necessidade de complementar a experiência de estudos dos seus alunos do Ensino Médio com uma frente de ação focada no vestibular seriado. “Em todo o Brasil, qualquer material didático usado nas escolas estará olhando para o ENEM, por este ser o principal modo de acesso às universidades públicas via SISU. Por isso, criamos no CBV o Clube SSA, ofertado para os estudantes que desejam adicionar em suas rotinas um olhar mais aprofundado para o certame da UPE”, afirma o coordenador.

 

No Clube SSA, voltado para as turmas do 1º e 2 º ano do Ensino Médio, o aluno inscrito participa semanalmente de aulas virtuais de matemática e ciências da natureza – química, física e biologia. Todo o conteúdo é elaborado por nosso time de professores com foco exclusivo no formato do SSA. O aluno recebe, ainda, listas de exercícios com questões inspiradas no estilo da UPE.

 

“Sempre reforçamos com nossos alunos que é muito importante que eles participem tanto do ENEM quanto do SSA. O sistema seriado seleciona candidatos para 50% das vagas ofertadas pela UPE anualmente. É um percentual considerável. O preparo com o direcionamento adequado vai ampliar e muito as chances desse aluno conquistar o tão sonhado ingresso na universidade pública”, finaliza Jaime.

 

Escrito por:
Giselee Flores


Posts relacionados: