Ensino Integral é oportunidade para crianças recuperarem “tempo perdido” durante isolamento social
Apesar de necessário, o isolamento social imposto pela pandemia se mostrou um
grande desafio para todo mundo. E para as crianças as dificuldades foram ainda
maiores. A mudança brusca na rotina e a falta de interação com outros núcleos
além da família, principalmente na escola, resultaram em muitos casos de
ansiedade e depressão, para além das perdas no desenvolvimento cognitivo e
motor, principalmente para os mais novos. Agora, com o retorno seguro das aulas
presenciais, especialistas apontam que é hora de recuperar um pouco do “tempo
perdido”.
“Muitas crianças só tiveram contato com familiares mais próximos nesse período
todo de um ano. Em vários casos, apenas com pai e mãe. No entanto, é vivendo
em sociedade que a criança desenvolve suas principais habilidades socioemocionais
e cognitivas, através das interações, do correr, do pular, do experimentar. Por um
longo tempo, isso não foi possível. Agora, com a chegada da vacina para uma parte
da população, inclusive para os profissionais da educação em Pernambuco, e diante
dos protocolos rígidos de segurança que as escolas implantaram, é possível buscar
alternativas para enriquecimento da rotina dos pequenos”, aponta Luciana Hodges,
doutora em Psicologia Cognitiva.
De acordo com a psicóloga, uma estratégia seria investir nos programas de horário
integral que diversas escolas já oferecem. “Geralmente, o programa integral
oferece contraturnos em dias específicos da semana, onde o aluno, ao invés de
retornar para casa após o período normal de aulas, permanece no ambiente escolar
e é estimulado a participar de atividades recreativas e pedagógicas que serão
enriquecedoras tanto para o desenvolvimento cognitivo quanto emocional”, explica
Luciana.
O Colégio CBV é um dos que oferecem aos pais a possibilidade de deixarem seus
filhos no horário integral. O programa oferece, para alunos do Infantil 2 ao 5º ano
do Ensino Fundamental, além das atividades recreativas e brincadeiras ao ar livre,
oficinas pedagógicas, de linguagens, artes, esportes, teatro e música. “No
contraturno, os estudantes do integral também contam com apoio para realização
das tarefas de casa e orientação aos estudos nas semanas de prova para os mais
velhos”, afirma Natália Leite, coordenadora do Programa Integral do CBV.
Segundo Natália, as atividades propostas no sistema integral promovem a
socialização, interação e inclusão da criança, e ajudam no desenvolvimento da
autonomia e do senso de responsabilidade com os estudos. “Além dos benefícios
para os pequenos, que ficam em ambiente seguro, com monitoramento constante e
menos exposição a telas, os pais também ficam mais tranquilos para cumprirem
suas rotinas de trabalho sabendo que seus filhos estão aproveitando o tempo da
melhor maneira possível”, finaliza.
Escrito por:
Giselee Flores